ALO PNEUS
VACINA

Spikevax: conheça a nova vacina contra COVID-19 e quem pode toma-la

vacina é nova e tem eficácia de mais de 90% contra variantes do SARS-CoV-2

28/06/2024 14h43Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Foto: Luisa Melo
Foto: Luisa Melo
A nova vacina contra a COVID-19, denominada Spikevax, uma vacina bivalente da Moderna, chega a Teresina como um reforço crucial na batalha contra a variante Ômicron, incluindo a subvariante XBB.1.5, atualmente predominante no Brasil. A vacina não está disponível para o público geral, tendo elegibilidade específica para determinados grupos.

O portal Teresina em Foco conversa com o enfermeiro da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco de Assis, que relatou uma eficácia superior a 90% e uma imunização abrangente contra o vírus SARS-CoV-2 e suas variantes: "Ela é completa, atinge todas as variantes, sem necessidade de reforço, além de ter uma eficácia superior a 90%," afirma.

Foto: Luisa Melo 

A Spikevax não está disponível para o público geral; apenas uma parcela da população poderá receber as doses: "A vacina é destinada a pessoas com mais de 60 anos, portadoras de alguma comorbidade, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, deficientes permanentes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos," explica o enfermeiro da FMS, Francisco de Assis.

Foto: Luisa Melo 

Sobre os efeitos colaterais, o enfermeiro afirmou que são mínimos, sendo o mais comum uma dor leve no braço: "O efeito mais comum é a dor no local da aplicação, mas não há maiores efeitos além deste," relata.

A técnica de enfermagem da FMS, Francisca Dutra, que atua na campanha de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), afirma que a procura pela vacina ainda está baixa: "O nível de procura ainda está baixo, pois é uma vacina nova que ainda está em processo de divulgação," explica.

Francisca reforça a importância da vacinação com a Spikevax, assim como com todas as outras vacinas: "A vacina é extremamente importante, pois foi com ela que salvamos muitas vidas. Vacina salva vidas; se não fossem as vacinas contra a COVID, teríamos muitas mais mortes," enfatiza.

Foto: Luisa Melo 

A vacina Spikevax está disponível gratuitamente em todas as UBS da rede municipal e no ponto do Teresina Shopping; basta apresentar o seu CPF ou caderneta de vacinação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias