ALO PNEUS
DESPEDIDA

Gilberto Gil se despede dos palcos aos 82 anos e anuncia sua última turnê

A última turnê do renomado músico passará pelas principais capitais do Brasil, além de cidades nos EUA e Europa

01/07/2024 14h44
Por: Redação
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O cantor e compositor Gilberto Gil anuncia sua aposentadoria dos palcos aos 82 anos. A notícia foi confirmada pelo jornal Estadão no último sábado (29/06). Em conjunto com esse anúncio, Gil também revelou que realizará uma turnê de despedida, que passará por importantes capitais do Brasil, além de cidades nos Estados Unidos e Europa.

Com mais de 60 anos de carreira, iniciada nos anos 1960 ao lado de ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e Rita Lee, Gilberto Gil se consolidou como uma lenda da música mundial. Durante os anos 1970, ele lançou álbuns aclamados internacionalmente como Expresso 2222 (1972), Refazenda (1975) e Refavela (1977). Sua carreira é marcada pela exploração de diversos estilos musicais, incluindo reggae, rap e música africana, criando clássicos instantâneos ao longo das décadas.

Além de sua notável trajetória musical, Gilberto Gil também atuou como embaixador da ONU para agricultura e alimentação, e foi ministro da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008, durante o primeiro mandato do presidente Lula. Em 2021, foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Mesmo após a aposentadoria dos palcos, Gil pretende continuar compondo e produzindo música, seguindo o exemplo de Milton Nascimento, que também se afastou dos palcos em 2023.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias