Quinta, 17 de Julho de 2025
20°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Farmácia Popular: Medicamentos quase todos gratuitos em todo o Brasil

A partir de hoje, 95% dos itens do programa podem ser retirados sem custo em farmácias credenciadas

Redação
Por: Redação
10/07/2024 às 16h12
Farmácia Popular: Medicamentos quase todos gratuitos em todo o Brasil
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (10/07), o Programa Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos seus medicamentos e insumos de forma gratuita. Isso significa que pessoas com doenças como colesterol alto, Parkinson, glaucoma, rinite e muitas outras agora podem cuidar da saúde sem se preocupar com o preço dos medicamentos.

Com a mudança, estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas, com uma economia média de até R$ 400 por ano. A lista completa de medicamentos gratuitos pode ser consultada aqui [URL inválido removido

Para saber quais farmácias perto de você oferecem os medicamentos gratuitos, basta consultar a lista aqui [URL inválido removido] No local, apresente documentos pessoais e a receita médica para retirar os medicamentos.

O Farmácia Popular foi criado em 2004 para garantir o acesso da população a medicamentos e insumos de saúde. Ao longo dos anos, o programa vem se expandindo e oferecendo cada vez mais opções para a população. Em 2023, por exemplo, foram incluídos na lista gratuita medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais. Este ano, além da ampliação da gratuidade, o programa também passou a distribuir absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

O programa já está presente em 85% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil farmácias e drogarias credenciadas. O objetivo do Ministério da Saúde é universalizar o programa, alcançando 93% do território nacional. Para isso, já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios e a meta é abrir unidades em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para locais que participam do Programa Mais Médicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias