O Ministério de Portos e Aeroportos lançou na quarta-feira (24) a primeira fase do programa Voa Brasil, que permite aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprar passagens aéreas por até R$ 200 cada trecho. Na fase inicial, serão disponibilizadas 3 milhões de passagens, independentemente da faixa de renda dos beneficiários.
Para se qualificar, os aposentados não devem ter viajado de avião nos últimos 12 meses e terão direito a adquirir até dois bilhetes por ano. Mais de 23,3 milhões de aposentados poderão se beneficiar do programa, comprando as passagens diretamente no site gov.br/voabrasil, utilizando uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.
As companhias aéreas participantes incluem Azul, Gol, Latam e VoePass. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a intenção é expandir o programa para estudantes inscritos no ProUni e Pronatec no primeiro semestre de 2025. O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou os benefícios do programa para a saúde e o bem-estar dos aposentados, promovendo viagens e encontros familiares.
A adesão das companhias aéreas ao programa será voluntária e não envolverá recursos públicos. O CEO da Azul, John Rodgerson, explicou que a iniciativa visa aproveitar a ociosidade das aeronaves durante a baixa temporada. Atualmente, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destacou que apenas 2% dos passageiros das aeronaves brasileiras têm mais de 65 anos, apesar de essa faixa etária representar 10% da população. Ele explicou que o programa reúne passagens disponíveis na baixa estação e durante a ociosidade das aeronaves.