Festival de Verão Parnaíba
ALO PNEUS
FENÔMENO

Sete sóis no céu chinês: fenômeno óptico intriga e assusta moradores

Cientistas explicam o fenômeno dos sete sóis observado na China

23/08/2024 16h49
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um fenômeno raro e intrigante chamou a atenção de moradores da cidade de Chengdu, na China, no último domingo (18 de agosto). Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram sete sóis alinhados no céu, causando espanto e curiosidade.

Segundo especialistas, o fenômeno é uma ilusão de ótica causada pela refração e reflexão da luz solar em partículas de gelo presentes na atmosfera. Zeng Yang, vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, explica que "cada camada adicional de gelo cria outra imagem virtual do sol".

"É como se tivéssemos vários espelhos no céu, refletindo a luz solar e criando a ilusão de múltiplos sóis", compara Yang.

O fenômeno, conhecido como parélio ou "sundog" em inglês, costuma ocorrer em regiões frias e com alta umidade, quando cristais de gelo se formam nas nuvens altas. No entanto, o registro em Chengdu, uma cidade com clima subtropical, surpreendeu os cientistas.

A duração do fenômeno foi de aproximadamente dois minutos, tempo suficiente para que moradores registrassem o evento e o compartilhassem nas redes sociais. A imagem dos sete sóis alinhados rapidamente se tornou viral, gerando diversas teorias e especulações sobre o que teria causado o fenômeno.

Embora o fenômeno seja raro, ele não é inédito. Em diversas partes do mundo, já foram registrados casos semelhantes de múltiplos sóis no céu. No entanto, a beleza e a raridade do evento sempre despertam a curiosidade e o fascínio das pessoas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias