A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou nesta sexta-feira (31) um balanço expressivo sobre a redução de mortes violentas intencionais (MVIs) nas duas maiores cidades do estado, Teresina e Parnaíba. Em comparação com os últimos anos, os dados de outubro de 2024 mostram quedas significativas que revelam o impacto positivo de estratégias de segurança e controle da violência.
Em Teresina, a capital do estado, as estatísticas de MVIs mostraram uma redução de 50% em outubro de 2024 em relação ao ano anterior. Em números, a cidade passou de 28 mortes registradas em 2023 para apenas 14 no mesmo período deste ano. O declínio é ainda mais acentuado em comparação com outubro de 2022, quando 39 homicídios foram registrados. Além disso, outubro de 2024 trouxe um marco importante: Teresina completou 22 dias sem qualquer ocorrência de homicídio.
A cidade de Parnaíba, localizada no litoral piauiense, também experimentou uma redução substancial nos índices de violência, com queda de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Em outubro de 2023, Parnaíba registrou cinco mortes, enquanto em 2024 o número caiu para apenas duas. O balanço também mostra uma diferença considerável em relação a 2022, ano em que a cidade registrou 13 homicídios.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a redução expressiva se deve a um conjunto de ações integradas de segurança pública e a ampliação de investimentos em infraestrutura, policiamento e ações preventivas.