A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) deflagrou, nesta segunda-feira (25), a operação Nota Final na cidade de Parnaíba.
A ação cumpriu 11 mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, todos expedidos pela Central de Inquéritos local. O objetivo é desarticular uma organização criminosa liderada por um foragido da Justiça, acusado de tráfico de drogas e de comandar uma série de homicídios na região.
Conforme a FICCO, O líder da facção é um velho conhecido das autoridades, com seis mandados de prisão em aberto e um histórico de múltiplas detenções. A quadrilha atua não apenas no tráfico de drogas, mas também na lavagem de dinheiro, mantendo uma estrutura que financia suas atividades ilícitas e organiza rotas de fuga para o chefe do grupo.
A operação Nota Final é uma continuidade da operação Auxilium, desencadeada em abril deste ano, que já havia desferido um duro golpe contra a mesma organização criminosa. Naquela ocasião, as investigações revelaram a ligação do grupo com homicídios e atividades que visam consolidar seu domínio no mercado de entorpecentes na região.
A FICCO/PI, coordenada pela Polícia Federal, reúne forças de várias instituições, incluindo Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal estadual.