O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), informou nesta quarta-feira (27) que irá acionar o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para pedir a suspensão de uma licitação de quase R$ 300 milhões voltada ao ensino de inglês na rede municipal. O processo foi publicado no Diário Oficial do Município há três dias e chamou a atenção da equipe de transição.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Mendes afirmou que o vereador Ismael Silva, futuro secretário municipal de Educação (Semec), identificou a licitação e iniciou os procedimentos para barrar o processo. A futura procuradora-geral do município, Virgínia Gomes, também será acionada para formalizar a solicitação junto ao TCE-PI.
O prefeito eleito classificou a situação como um “devaneio” e questionou a necessidade de um gasto tão elevado diante do cenário atual da educação básica em Teresina.
“A gente está assustado com alguns fatos que já estão acontecendo. [...] É no mínimo estranho. Até porque, para efeito de comparação, quando nós deixamos a prefeitura em 2010, tínhamos 96 de cada 100 crianças sendo alfabetizadas em português. Hoje isso baixou para 54 (de cada 100 crianças)”, declarou Mendes.
Sílvio Mendes reforçou que a gestão de transição, liderada por ele e sua equipe, está empenhada em acompanhar a movimentação financeira do município. O secretário de Administração, Marcos Elvas, é responsável pela apuração das contas públicas durante esse período.
Apesar da firmeza nas providências, Mendes destacou que não haverá “caça às bruxas”, mas sim um monitoramento atento para evitar ações que possam comprometer o orçamento da futura gestão.
“Há informações que ainda não chegaram de maneira confiável e é preciso termos certeza. Mas algumas providências, como esta da área da educação, já estamos tomando”, afirmou o prefeito eleito.
Além de tratar da suspensão da licitação, Sílvio Mendes anunciou uma reunião com sua equipe de secretariado na próxima segunda-feira (2). O encontro terá como objetivo definir metas e prazos para a nova gestão, buscando alinhar prioridades desde o início do mandato.