Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou as Operações Silêncio Quebrado 1 e 2, voltadas ao combate ao armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil. A ação foi realizada na cidade de Piracuruca, onde dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Durante as operações, que ocorreram de forma independente, um dos investigados foi preso em flagrante por armazenar material ilegal. Equipamentos eletrônicos foram apreendidos e devem passar por perícia para reunir mais provas contra os envolvidos.
Segundo a PF, apesar de terem o mesmo foco investigativo, os dois alvos das operações não possuem relação entre si. Ambas visam combater o ciclo de silêncio que cerca crimes de abuso sexual infantil, frequentemente mantido pela vergonha, manipulação ou medo das vítimas.
Além da prisão em flagrante, a Polícia Federal coletou elementos probatórios indicando que os investigados acessaram materiais contendo abuso sexual de menores. Os dispositivos apreendidos serão analisados detalhadamente, e novas fases das investigações não estão descartadas.