Nesta sexta-feira (13), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carcará 15 em Parnaíba, no Piauí, prendendo um homem acusado de se passar por criança e obter fotos de meninas nuas. A operação cumpriu um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão, expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba, após parecer favorável do Ministério Público Estadual.
Conforme a PF, as investigações apontam que o suspeito utilizou uma conta falsa nas redes sociais, na qual se passava por criança, para atrair a confiança das meninas. Ele enviava imagens fictícias de uma criança nova às vítimas e solicitava que elas retribuíssem com fotos semelhantes como “prova de amizade”.
Segundo a PF, essa prática de manipulação social fez amostras de vítimas, e muitas delas ainda estão sendo identificadas. O homem poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, além de violência de vulnerabilidade.
A Polícia Federal no Piauí atingiu um marco em 2024, com mais de 20 operações externas ao combate ao abuso sexual infantil. O sucesso dessas ações é atribuído à capacitação de servidores e ao esforço concentrado das unidades no estado.