O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), foi diplomado na noite desta quarta-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A cerimônia, realizada na sede do Tribunal de Justiça, também oficializou o vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos), e os 29 vereadores escolhidos no último pleito, além de três suplentes de cada partido, totalizando 70 candidatos diplomados.
O ato de diplomação marcou a suspensão oficial do processo eleitoral de 2024. Durante a solenidade, o desembargador do TRE-PI, Sebastião Ribeiro, destacou a importância do momento como uma validação da escolha popular. “A diplomação atesta que os candidatos foram eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse em suas cargas”, afirmou o magistrado.
Silvio Mendes, que assume a Prefeitura de Teresina pela terceira vez para o período de 2025 a 2028, também destacou o simbolismo do ato. “Vim obedecer à decisão da Justiça Eleitoral e cumprir o meu dever. Agora, cabe a nós, eleitos, atender ao que a cidade reclama: cuidar das pessoas”, declarou.
Durante a cerimônia, Silvio Mendes antecipou algumas das áreas prioritárias de sua gestão e indicou medidas que pretende implementar nos primeiros meses no cargo. A posse está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025.