O estado do Piauí se prepara para uma nova fase de desenvolvimento em sua malha rodoviária, com a duplicação de importantes rodovias e projetos que prometem melhorar o tráfego e a segurança para os usuários. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Piauí, José Ribamar Bastos, diversas obras estratégicas estão em andamento ou prestes a começar, incluindo a duplicação da BR-330 e da BR-343, além da construção de pontes e viadutos.
Entre os projetos destacados, está a duplicação da BR-330, que ligará a Trans Cerrados à ponte sobre o Rio Parnaíba, na divisa com o Maranhão, em Taz Fragoso. Bastos confirmou que a ponte já foi concluída e que os acessos estão em fase final de construção.
Outro destaque é a duplicação da BR-306, que se encontra em estágio avançado, e a implantação de trechos urbanos, como o contorno rodoviário de Teresina, que conectará a BR-343 desde a Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti.
"Já iniciamos o lote do contorno rodoviário de Teresina, incluindo a construção de um viaduto no padrão do viaduto do Mercado do Peixe. A sondagem já foi concluída, e a construção deve começar ainda esta semana", afirmou o superintendente.
Um dos grandes marcos da infraestrutura em Teresina será a construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti, próxima à Ponte Tancredo Neves. A obra faz parte de um lote que contempla ainda a duplicação da ponte existente e melhorias na Avenida Miguel Rosa, um dos principais eixos da capital.
“Vamos lançar em breve a licitação para essa nova ponte, que vai complementar o lote três do contorno rodoviário”, detalhou Bastos.
Além das novas obras, o superintendente destacou o aumento significativo nos investimentos em manutenção. Em 2024, o estado contornou com R$ 300 milhões destinados à recuperação e conservação de rodovias, quase o triplo do valor de 2022.
“Esse investimento fez com que o Piauí tivesse uma das melhores malhas rodoviárias federais do Nordeste. Em 2025, a expectativa é ainda maior, com um orçamento de R$ 400 milhões já contemplado na Lei Orçamentária Anual (LOA)”, disse Bastos.
As obras de duplicação da BR-330 e da BR-343, incluindo o trecho Teresina-Altos, devem ser concluídas em dois anos. A licitação será realizada ainda neste semestre, com previsão de início das obras em breve.
Bastos também informa que o contorno rodoviário de Altos será lançado ao longo da construção da duplicação. Para evitar atrasos, as etapas de desapropriação foram separadas do projeto principal.
“Separamos o contorno rodoviário, que é uma questão mais urbana, para não comprometer o cronograma da duplicação. Assim, conseguimos avançar sem os entraves relacionados às indenizações”, explicou.