A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação DRACO 175 na zona sul de Teresina.
A ação é um desdobramento das investigações iniciadas na Operação DRACO 107, que culminaram na prisão de Solimar Lopes da Silva, conhecido como "Vovó do Tráfico", e de sua filha, Sandra da Silva Diniz, por envolvimento com o tráfico de drogas.
Mesmo aos 60 anos, Solimar desempenhava papel central na facção criminosa Bonde dos 40, organização responsável pela distribuição de entorpecentes em Teresina. De acordo com as investigações, ela não apenas coordenou a comercialização de drogas, mas também organizou o recolhimento de contribuições financeiras dos membros da facção, fortalecendo as atividades ilícitas.
A operação foi planejada para cumprir 10 mandatos de busca e apreensão e 12 mandatos de prisão. Contou com o apoio de diversas forças de segurança, como a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), BEPI, BOPE, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Guarda Municipal de Teresina.