A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou na tarde desse domingo (9) uma operação para reprimir a prática ilegal de manobras perigosas, conhecida como “Grau”, na cidade de Campo Maior. O evento, amplamente divulgado nas redes sociais, atraiu promoções de participantes e espectadores.
Durante a ação, diversas motocicletas sem placas ou com sinais de adulteração foram apreendidas, e menores de idade foram flagrados, manobras arriscadas. O organizador do encontro e outras pessoas que permitiram o uso de veículos por menores foram prorrogadas à delegacia. Além disso, um homem foi preso por estar em posse de uma motocicleta roubada e um simulacro de arma de fogo foi apreendido.
O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, destacou a gravidade da prática do “Grau” e afirmou que as operações de repressão a essa irregularidade serão contínuas em todo o estado.
“A Secretaria de Segurança Pública não tolerará essa prática ilegal que viola o Código de Trânsito e coloca vidas em risco. As operações de combate a essa irregularidade serão contínuas e realizadas em outras cidades. É importante ressaltar que a prática do ‘Grau’ contribui para a superlotação dos hospitais, já que motoristas irresponsáveis acabam ocupando vagas que deveriam ser destinadas a outras pessoas que precisam de atendimento médico”, afirmou Zanatta.