Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) , por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas e Homicídios (DFHT) , deflagrou a Operação Rolezinho na cidade de Piripiri . A ofensiva teve como objetivo apresentar provas e interrupções de atividades ilícitas , cumprindo 11 mandatos de busca e apreensão .
Os alvos da investigação são suspeitos de crimes como associação criminosa, direção perigosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, perturbação do sossego alheio e apologia ao crime .
As investigações apontaram que os suspeitos utilizavam redes sociais para organizar e divulgar atos ilícitos , promovendo eventos ilegais de direção perigosa, conhecidos como "Rolezinhos" e "Encontros do Grau" . Esses eventos colocavam em risco a segurança pública, incentivando manobras arriscadas e infrações de trânsito.
Diante disso, a Justiça determinou que a empresa Meta Platforms, Inc. (responsável pelo Facebook e Instagram ) remova, em até 24 horas , todos os conteúdos de 15 perfis que promoviam os crimes.
“A decisão visa excluir publicações que violam as diretrizes das plataformas, incentivar a desordem social e fazer apologia aos crimes previstos no Código Penal e na legislação de trânsito”, destacou o delegado Matheus Zanatta , superintendente de Operações Integradas da SSP.