A Polícia Federal e a Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), realizaram na manhã desta segunda-feira (3) a Operação Muros Baixos, com o objetivo de desarticular um grupo de suspeitas de associação criminosa e furtos envolvidos por meio de arrombamento de caixas eletrônicas.
Durante a ação, as equipes policiais cumpriram quatro mandatos judiciais , sendo dois de prisão temporária e dois de busca e apreensão, todos na cidade de Teresina. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara Penal Federal da Seção Judiciária do Piauí.
A operação desta segunda-feira é um desdobramento de uma investigação iniciada em maio de 2023, quando quatro homens foram presos após arrombarem uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Altos. Segundo a Polícia Federal, o grupo já foi associado a pelo menos cinco ataques a instituições financeiras no Piauí e em outros estados do Brasil.
As investigações apontam que os suspeitos são reincidentes nesse tipo de crime, utilizando ferramentas elétricas de corte e outros equipamentos para violar as caixas eletrônicas.