Quinta, 20 de Março de 2025
22°C 31°C
Teresina, PI
Publicidade

Marcelo Rubens Paiva é confirmado como convidado do Salão do Livro do Piauí 2025

Autor de Ainda Estou Aqui retorna ao evento literário para discutir literatura e memória histórica

Alexia Diaz
Por: Alexia Diaz
07/03/2025 às 14h02 Atualizada em 10/03/2025 às 09h52
Marcelo Rubens Paiva é confirmado como convidado do Salão do Livro do Piauí 2025
Marcelo Rubens Paiva/ Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro Ainda Estou Aqui, foi anunciado como um dos convidados da 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). A confirmação foi feita nesta quinta-feira (6) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Fundação Quixote, organizadoras do evento literário.

O SaLiPi 2025 acontecerá de 6 a 15 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, dentro do campus da UFPI, em Teresina. Como em edições anteriores, o evento reunirá venda de livros, palestras e apresentações culturais, consolidando-se como um dos maiores encontros literários do Nordeste.

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância da presença de Marcelo Rubens Paiva para a edição deste ano, reforçando a relevância histórica de suas obras. "Mais do que literatura, o evento trará uma reflexão essencial sobre o período da ditadura no país, além de discutir o papel da mulher, representado por Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, que lutou incansavelmente em defesa da democracia", afirmou.

Marcelo Rubens Paiva é amplamente reconhecido por suas obras que misturam memória, política e história pessoal. Seu livro Ainda Estou Aqui narra a trajetória de sua família durante a ditadura militar no Brasil, especialmente o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, levado por militares em 1971.

A história, que mistura o relato pessoal de Marcelo com a luta de sua mãe, Eunice Paiva, para descobrir o paradeiro do marido, inspirou o filme homônimo dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello.

A adaptação cinematográfica, ganhou projeção internacional e trouxe ao Brasil seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias