O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro Ainda Estou Aqui, foi anunciado como um dos convidados da 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). A confirmação foi feita nesta quinta-feira (6) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Fundação Quixote, organizadoras do evento literário.
O SaLiPi 2025 acontecerá de 6 a 15 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, dentro do campus da UFPI, em Teresina. Como em edições anteriores, o evento reunirá venda de livros, palestras e apresentações culturais, consolidando-se como um dos maiores encontros literários do Nordeste.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância da presença de Marcelo Rubens Paiva para a edição deste ano, reforçando a relevância histórica de suas obras. "Mais do que literatura, o evento trará uma reflexão essencial sobre o período da ditadura no país, além de discutir o papel da mulher, representado por Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, que lutou incansavelmente em defesa da democracia", afirmou.
Marcelo Rubens Paiva é amplamente reconhecido por suas obras que misturam memória, política e história pessoal. Seu livro Ainda Estou Aqui narra a trajetória de sua família durante a ditadura militar no Brasil, especialmente o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, levado por militares em 1971.
A história, que mistura o relato pessoal de Marcelo com a luta de sua mãe, Eunice Paiva, para descobrir o paradeiro do marido, inspirou o filme homônimo dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello.
A adaptação cinematográfica, ganhou projeção internacional e trouxe ao Brasil seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.