Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste domingo (9) em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, durante um voo de instrução. A queda ocorreu por volta das 18h na Rua Mogi das Cruzes, na Praia da Gaivota, atingindo a aldeia indígena Awa Porungawa Dju.
O Corpo de Bombeiros confirmou a morte do piloto da aeronave, enquanto o passageiro foi resgatado com vida. Ele foi retirado das ferragens consciente e orientada, sendo encaminhado ao pronto-socorro de Itanhaém. Ambos os ocupantes faziam sexo masculino.
A aeronave envolvida no acidente foi um Cessna Aircraft, modelo de instrução de asa fixa, com prefixo PT-AKY.
A aeronave caiu dentro do território da aldeia Awa Porungawa Dju, localizada no bairro Santa Cruz, próxima à divisa com Peruíbe. A comunidade tupi-guarani, que oferece vivências culturais e oficinas para visitantes, é liderada espiritualmente pelo pajé Guaíra, conhecido por seus conhecimentos em ervas e rituais.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram indígenas acompanhando a operação de resgate realizada pelos bombeiros. Apesar da queda dentro da aldeia, não há informações sobre feridos entre os moradores do local.
Até o momento, as autoridades não informaram o que pode ter causado a queda da comunicação. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) devem conduzir a apuração do caso.