O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, neste sábado (8), a advogada Verônica Abdalla Sterman para ocupar uma vaga no Superior Tribunal Militar (STM). A indicação foi oficializada no Dia Internacional da Mulher e agora segue para apreciação do Senado Federal.
Caso seja aprovado, Verônica se tornará a segunda mulher a compor o STM, ao lado da ministra Maria Elizabeth Rocha, que também foi indicada por Lula em 2007.
Ao anunciar a indicação, o presidente destacou a importância da presença feminina no tribunal e o impacto da decisão para o país. “Tenho certeza de que você e Maria Elizabeth vão mudar a história do STM para melhor. O STM tem a compreensão do que é crime militar e do que é crime comum. Eu acho que vai ser bom para a sociedade brasileira, vai ser bom para o STM e vai ser bom para as mulheres”, afirmou Lula em vídeo publicado nas redes sociais.
O presidente também ressaltou a luta pela igualdade de gênero no Judiciário e em outras esferas da sociedade. “A cada dia que passa, a gente vai mostrar que as mulheres têm que estar onde elas quiserem, como elas quiserem. Porque elas não têm que se submeter a ninguém”, completou.
No vídeo, Verônica Abdalla Sterman agradeceu a indicação e destacou a simbologia da nomeação ocorrer no dia 8 de março. “Agradeço e fico muito honrado por ter sido indicada essa informação tão importante para as mulheres. E espero fazer apenas ao cargo. Vou honrar essa indicação”, declarou.