Os membros da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Manoel Emídio, tomaram posse nessa quarta-feira (12), após decisão judicial que anulou a eleição anterior. O novo pleito foi realizado na noite de terça-feira (11), colocando fim a um impasse jurídico que vinha se arrastando desde janeiro de 2025.
A eleição anterior foi anulada após o vereador Afrânio Macedo (MDB) impetrar um mandado de segurança, alegando irregularidades na condução da sessão que escolheu a antiga mesa diretora. Entre os principais pontos questionados, estavam a ilegitimidade do vereador Ariosto Duarte (PSD) na presidência da sessão e a falta de oportunidade para que o MDB indicasse representantes para as vagas a que tinha direito na mesa diretora.
O juiz responsável pelo caso determinou a anulação da eleição e reconduziu temporariamente o vereador Iranildo Paixão (MDB) à presidência da casa para organizar um novo pleito.
A nova eleição ocorreu após oito convocações feitas por Iranildo Paixão. Durante esse período, os vereadores do PSD não compareceram às sessões convocadas. Somente no dia 11 de março, com a presença da maioria absoluta dos parlamentares, foi possível realizar o novo pleito e definir a composição da mesa diretora para o biênio 2025/2026.
A nova mesa diretora ficou constituída por:
• Presidente: Afrânio Macedo (MDB)
• Vice-presidente: Frank Pires
• Primeiro secretário: Iranildo Paixão
• Segundo secretário: Leandro Medeiros