A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação DRACO 200. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na cidade de Pedro II, no Piauí. Além do estado, os mandados foram cumpridos no Ceará e no Rio de Janeiro.
Ao todo, foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão domiciliar e 19 mandados de prisão contra indivíduos suspeitos de crimes como homicídios, extorsão e tráfico de drogas. A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança pública, incluindo a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal de Pedro II e diferentes unidades da Polícia Civil.
A Operação DRACO 200 faz parte de uma estratégia contínua de combate ao crime organizado no estado do Piauí. De acordo com as investigações, o grupo criminoso possuía ramificações interestaduais e operava principalmente no tráfico de entorpecentes, além de envolvimento em crimes violentos como assassinatos e extorsão.
A ação envolveu uma força-tarefa composta por diversas instituições de segurança pública. Além do DRACO, participaram a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Também estiveram presentes equipes da Polícia Militar, incluindo os batalhões BEPI e BOPE, além da Guarda Civil Municipal de Pedro II e da Diretoria de Polícia do Interior da PC-PI.