Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Polícia Civil conclui inquérito sobre feminicídio e duplo homicídio em Paquetá

O suspeito foi indiciado e pode receber pena mais rígida devido às novas legislações.

Alexia Diaz
Por: Alexia Diaz
20/03/2025 às 13h00 Atualizada em 20/03/2025 às 17h15
Polícia Civil conclui inquérito sobre feminicídio e duplo homicídio em Paquetá
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Piauí finalizou, nesta quarta-feira (19), as investigações sobre o assassinato de Jairane e seus dois filhos, ocorrido no município de Paquetá. O principal suspeito, identificado pelas iniciais J.A, foi indiciado pelos crimes de feminicídio e duplo homicídio, e o inquérito já foi encaminhado ao Judiciário.

De acordo com informações da 3ª Delegacia Regional de Picos, a mudança na legislação penal, que tornou o feminicídio um crime independente desde outubro de 2024, pode resultar em uma pena mais severa para o investigado. Antes, esse tipo de crime era tratado como uma melhoria do homicídio, mas com a alteração no Código Penal, passava a ter uma tipificação própria e punição mais rigorosa.

Além da tipificação do crime de feminicídio, o inquérito também pode levar em consideração duas conclusões que agravam a pena. A vítima estava grávida no momento do crime e foi morta de maneira cruel, com golpes de faca que impossibilitaram sua defesa. Essas condições foram incluídas no relatório policial como fatores que podem influenciar as declarações do suspeito.

No caso das duas crianças, que tinham 8 e 6 anos, o suspeito foi indiciado por homicídio qualificado. A idade das vítimas e a brutalidade do crime foram elementos determinantes para essa classificação. Outro fator agravante é o vínculo familiar entre o investigado e as crianças, já que ele exerceu o papel de padrasto, o que também pode resultar em um aumento da pena.

O inquérito será policial agora investigado pelo Ministério Público, que irá avaliar as acusações de autoria e a materialidade do crime antes de formalizar a denúncia. O órgão pode decidir manter as acusações pela polícia ou solicitar novas diligências para complementar as investigações antes de encaminhar o caso ao Judiciário.

Entenda o caso

O crime ocorreu no dia 2 de março deste ano, quando Jairane e seus dois filhos foram encontrados mortos dentro de uma residência. A mulher, que estava no sexto mês de gestação, e as crianças sofreram ferimentos provocados por faca.

O suspeito fugiu do local e foi forgido por seis dias, período em que a polícia realizou buscas intensas para localizá-lo. A operação envolveu diversos recursos, incluindo o uso de helicópteros, e o caso teve grande repercussão nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias