Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Polícia Federal realiza operação contra contrabando de eletrônicos no Shopping Rio Poty

Os mandados foram cumpridos em shopping de Teresina e lojas de Belém; prejuízo estimado chega a R$ 6,4 milhões.

Alexia Diaz
Por: Alexia Diaz
02/04/2025 às 12h34 Atualizada em 02/04/2025 às 14h48
Polícia Federal realiza operação contra contrabando de eletrônicos no Shopping Rio Poty
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação SIN TAX para combater crimes de contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro envolvendo o comércio irregular de aparelhos eletrônicos nos estados do Piauí e Pará.

Em Teresina, agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma loja de eletrônicos localizada no Shopping Rio Poty. O nome do estabelecimento não foi divulgado. Ao todo, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão, sendo 10 na cidade de Belém (PA) e um na capital piauiense.

A ação foi autorizada pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal do Pará, que também determinou o sequestro e o bloqueio de bens no valor de R$ 6,4 milhões.

Segundo a Receita Federal, a investigação revelou a existência de uma organização criminosa especializada na importação irregular e no comércio fraudulento de eletrônicos, como drones e celulares de alto custo. O esquema envolvia diversas etapas, incluindo transporte clandestino, armazenamento ilegal e venda em lojas localizadas em shopping centers.

"As mercadorias entravam no Brasil sem os devidos procedimentos de importação e sem o recolhimento dos tributos. Os produtos eram então distribuídos para cinco estabelecimentos comerciais: quatro em Belém e um em Teresina", informou a Receita.

Além do contrabando, a investigação apontou indícios de lavagem de dinheiro, com a constituição de empresas em nome de sócios sem comprovação financeira compatível. Todas essas empresas estariam ligadas ao líder do esquema criminoso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias