A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) a "Operação Rolezinho". A ação teve como alvo indivíduos suspeitos de promover e divulgar práticas criminosas, como direção perigosa, perturbação da ordem pública e apologia ao crime nas redes sociais.
A operação foi realizada nas cidades de Esperantina, São João do Arraial e Matias Olímpio, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador em posse de uma motocicleta roubada.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, a Justiça determinou medidas cautelares contra os alvos da operação, entre elas, 08 ordens de recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos finais de semana, 01 medida de monitoração eletrônica, com uso de tornozeleira por 90 dias e 08 suspensões da permissão para conduzir veículo automotor ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Justiça também expediu mandados à empresa Meta Platforms Inc. (Facebook e Instagram) com duas determinações distintas. Para um dos investigados, foi determinada a remoção, no prazo de 24 horas, de todos os conteúdos que violam as diretrizes das plataformas, promovem desordem social e fazem apologia à prática criminosa, em desacordo com o Código Penal e a legislação de trânsito brasileira.