Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Polícia Civil do Piauí desarticula organização criminosa especializada em fraudes bancárias

A Operação Personagens cumpre 27 mandados de prisão e revela prejuízo de R$ 12 milhões

Alexia Diaz
Por: Alexia Diaz
04/04/2025 às 11h42
Polícia Civil do Piauí desarticula organização criminosa especializada em fraudes bancárias
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Personagens, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra instituições bancárias. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) de Parnaíba, em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão em cidades do Piauí e do Maranhão, incluindo Parnaíba e Luís Correia. A investigação revelou que um dos suspeitos está na Itália, e um mandado de prisão contra ele será inserido na Difusão Vermelha da Interpol, o que permitirá sua captura em âmbito internacional.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso estruturava seus membros em núcleos distintos. Um setor era responsável pelo recrutamento de “laranjas”, pessoas que forneciam suas informações pessoais e fotos para a criação de identidades falsas. Esses documentos eram utilizados para abrir contas digitais, principalmente em nome de beneficiários de programas previdenciários, que dificilmente monitoravam suas movimentações financeiras.

Com as contas fraudulentas ativadas, os criminosos solicitavam empréstimos consignados e desviavam os valores para contas controladas por intermediários. Posteriormente, os recursos eram repassados aos líderes da organização criminosa. O prejuízo estimado do esquema ultrapassa R$ 12 milhões.

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, informou que o líder da organização criminosa foi preso em Imperatriz (MA). Segundo ele, o suspeito atuava nacionalmente e ensinava métodos para cometer fraudes financeiras."Esse indivíduo viajava para várias cidades do Brasil ensinando como aplicar esse tipo de golpe financeiro. Essa operação evidencia a importância do trabalho de inteligência policial e da cooperação entre forças de segurança para enfrentar crimes de alta complexidade e com ramificações interestaduais e internacionais", afirmou Anchieta Nery.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias