O vereador João Pereira (PT) chamou atenção para a falta de articulação entre os parlamentares da capital e as bancadas de deputados estaduais e federais do Piauí. Segundo ele, essa ausência de diálogo tem impedido ações coordenadas e mais eficazes em benefício da população de Teresina.
“O momento de unir é agora”, afirmou o vereador, ao comentar o contraste entre o modelo adotado no Piauí e o que observou no estado do Ceará. Ele citou como exemplo a mobilização da classe política cearense, que, segundo ele, contribuiu para avanços significativos no estado. “Quando o Ceará reuniu a bancada de deputado estadual e deputado federal, se uniram e o Ceará cresceu”, disse.
João Pereira criticou o que chamou de isolamento entre as instâncias legislativas e questionou: “Qual é o diálogo que existe entre a bancada de deputados estaduais com esta Casa? Qual é o planejamento que existe, por exemplo, para destinar recursos a Teresina?”. Para ele, a falta de integração prejudica o enfrentamento de questões estruturais da capital.
Na avaliação do vereador, a Câmara também precisa se posicionar de forma mais estratégica na destinação de emendas. Ele sugeriu que os vereadores adotem um modelo coletivo, semelhante ao que ocorre nas esferas estadual e federal, por meio das chamadas emendas de bancada.
“Eu vou propor aqui, neste novo regimento que está sendo discutido, que a Câmara tenha emendas de bancada. A gente precisa destinar recursos para resolver problemas históricos da cidade, e isso não pode ficar na mão de uma ou outra emenda individual”, explicou.