O vereador Zé Neto (MDB) foi empossado nesta segunda-feira (7) como novo titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina (Semel). A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade, no Centro da capital, e reuniu importantes nomes da política piauiense. Ele substitui a judoca e campeã olímpica Sarah Menezes, que deixou o cargo alegando incompatibilidade com suas funções na Confederação Brasileira de Judô (CBJ), onde atua como técnica da seleção nacional.
Ao assumir oficialmente a pasta, Zé Neto afirmou que sua primeira medida será realizar um diagnóstico detalhado das necessidades estruturais do setor esportivo na cidade. “A gente vai fazer o levantamento das principais necessidades, como o Lindolfo Monteiro, fazer o levantamento de algumas quadras, alguns campos nos bairros de Teresina para a gente buscar melhorias”, declarou o novo secretário em entrevista à imprensa.
Além de mapear as carências da rede esportiva municipal, ele também anunciou a retomada de projetos tradicionais de incentivo ao esporte comunitário. “Retornar também o futebol amador, com as olimpíadas nas escolas municipais e o Copão Rural”, completou.
Zé Neto foi indicado ao cargo dentro do bloco político liderado pelo deputado federal Júlio César (PSD), um dos principais articuladores da base aliada do prefeito Silvio Mendes (União Brasil). Durante a cerimônia, o parlamentar federal destacou a escolha como estratégica e elogiou o perfil conciliador do novo secretário.
“Foi uma atenção que o Sílvio teve a nós, mas a decisão de convidar foi dele pessoalmente. Nos comunicou, nós ficamos orgulhosos, é um rapaz competente, preparado, bem relacionado, um diplomata, e tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho”, afirmou Júlio César.
Além dele, estiveram presentes na posse a senadora Jussara Lima (PSD) e os deputados estaduais Georgiano Neto e Ana Paula (ambos do MDB), além de vereadores da capital. A presença de lideranças estaduais e federais reforça o apoio político em torno do novo titular da Semel, que pretende utilizar essa articulação para captar recursos para projetos prioritários da secretaria.