A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no Norte e Nordeste do Brasil, deve intensificar a ocorrência de precipitações em grande parte da Região Nordeste nos próximos dias. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta volumes superiores a 60 milímetros no norte do Maranhão, do Piauí e no litoral do Ceará.
As áreas mais afetadas estão localizadas na faixa litorânea, onde a atuação da ZCIT deve provocar instabilidades significativas, com possibilidade de pancadas fortes e acumulados expressivos de chuva ao longo da semana. Os dados constam no último boletim climático divulgado pelo Inmet.
Ainda de acordo com o instituto, os acumulados também serão relevantes em áreas do interior da Paraíba, sul do Piauí, sul do Maranhão e nas regiões oeste e sul da Bahia. Nessas localidades, a previsão é de chuvas entre 30 e 50 milímetros, com maior incidência durante as tardes e noites.
Por outro lado, em boa parte do interior do Nordeste, especialmente no Sertão, o volume de precipitação será bastante reduzido. Em muitos municípios, os acumulados não devem ultrapassar os 10 mm, e em algumas áreas pode não chover.