O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comentou nesta semana a crise política que se instalou em Parnaíba, litoral do Piauí, envolvendo dois nomes de peso da base aliada: a deputada estadual Gracinha Mão Santa e o atual prefeito do município, Francisco Emanuel Cunha de Brito.
Em entrevista, Ciro admitiu que a situação é delicada e destacou seus esforços em busca da reconciliação. “A situação em Parnaíba não é fácil, está muito extremada. Estou tentando trabalhar tanto com a deputada Gracinha quanto com o prefeito Francisco, para que possamos superar essa etapa e trabalhar pela cidade”, declarou o senador.
Parnaíba, segundo maior município do estado, vive um ambiente de tensão entre lideranças políticas que, até recentemente, atuavam em sintonia. Gracinha Mão Santa, filha do ex-prefeito Mão Santa, é hoje deputada estadual e vinha sendo cogitada como possível pré-candidata à prefeitura.
O atual prefeito, Francisco Emanuel, assumiu o comando do município após a gestão de Mão Santa e mantém ligação política com o grupo, mas os recentes atritos indicam uma divisão no bloco aliado, especialmente em relação à sucessão municipal.
Ciro Nogueira tenta intermediar uma reaproximação entre os dois e pediu que as disputas eleitorais fiquem para 2026. “Temos que deixar as questões eleitorais para o próximo ano. Agora é hora de focar em Parnaíba. Tenho uma expectativa enorme de realizar muito, assim como fiz ao lado de Mão Santa na política nacional”, disse.