Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Polícia Civil do Piauí deflagra três operações simultâneas contra fraudes digitais em São Paulo

As ações combateram golpes com sites falsos de leilões e falsas centrais bancárias; sete pessoas foram presas

Redação
Por: Redação
10/04/2025 às 10h33
Polícia Civil do Piauí deflagra três operações simultâneas contra fraudes digitais em São Paulo
Polícia Civil do Piauí deflagra três operações simultâneas contra fraudes digitais em São Paulo/Polícia Civil

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Piauí, deflagrou, nos dias 9 e 10 de abril, três operações simultâneas no estado de São Paulo para combater crimes cibernéticos. As operações, denominadas Illusio, Speculum e Falso Alerta, contaram com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, por meio da DEIC CYBER/SP, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Polícia Civil do Guarujá.

As investigações resultaram no cumprimento de 20 mandados judiciais, sendo 7 de prisão e 13 de busca e apreensão. Os alvos das ações são investigados por envolvimento em esquemas de estelionato digital, praticados por meio de páginas falsas de leilões de veículos e de simulações de atendimento bancário.

De acordo com o delegado Humberto Mácola, responsável pela operação, os suspeitos pertenciam a grupos criminosos organizados, com estrutura voltada especificamente para a prática de fraudes na internet.

“Os investigados ainda estavam em plena atividade criminosa no momento das prisões, com os sites fraudulentos em pleno funcionamento. A delegacia reforça que não há fronteiras para a atuação da Polícia Judiciária. A DRCI vai onde o criminoso cibernético estiver”, afirmou o delegado.

A estratégia dos golpistas envolvia a criação de sites falsos simulando leilões de veículos com preços atrativos. Ao acessar as páginas, as vítimas eram induzidas a realizar pagamentos antecipados, acreditando estarem comprando automóveis de procedência legal. Em outros casos, os criminosos utilizavam falsas centrais de atendimento bancário para obter dados pessoais e bancários das vítimas, aplicando golpes e movimentações financeiras indevidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias