A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), a segunda fase da Operação Pseudos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação mobilizou agentes em três estados do país: Piauí, Pará e São Paulo.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina (PI), Tailândia (PA) e São Paulo (SP). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.
Segundo a Polícia Federal, esta fase é um desdobramento de investigações iniciadas em 2024, que revelaram um esquema sofisticado de aquisição e distribuição de drogas, principalmente pasta base de cocaína, oriunda do exterior.
As apurações indicam que a droga era trazida por rotas que passavam pela região Norte do Brasil, com posterior envio ao Nordeste, onde era redistribuída por uma rede de intermediários. Além do tráfico, os investigados também seriam responsáveis pela lavagem dos valores arrecadados com a atividade ilícita.
De acordo com os agentes, há indícios robustos da atuação do grupo, que operava com logística bem estruturada para movimentar os entorpecentes e ocultar os lucros obtidos com o tráfico. A organização teria ramificações em diferentes estados, o que motivou a operação simultânea nas três regiões.