A Formula One Management e a FIA revelaram nesta terça-feira (10) o aguardado calendário da temporada 2026 da Fórmula 1, que mais uma vez contará com 24 Grandes Prêmios — um verdadeiro teste de resistência para equipes, pilotos e fãs.
Assim como ocorrerá em 2025, a largada da temporada acontece em 8 de março, com o GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. A decisão de manter a Austrália como prova inaugural — em vez do tradicional GP do Bahrein — segue a lógica de respeitar o período do Ramadã. O encerramento, por sua vez, permanece reservado para Abu Dhabi, em 6 de dezembro.
Após a etapa australiana, o circo da F1 segue para Xangai, em uma rodada dupla, antes de fazer uma pausa estratégica: o GP do Japão, que neste ano volta a ser evento isolado, sem a companhia do Bahrein ou da Arábia Saudita.
Maio trará uma das alterações mais notáveis: o GP do Canadá será antecipado, buscando uma logística mais racional com Miami. Mas atenção — o intervalo entre as provas ainda manterá as corridas independentes, e a nova data de Montreal agora colide diretamente com as lendárias 500 Milhas de Indianápolis, em 24 de maio. Um confronto de gigantes no calendário do automobilismo mundial.
Já o tradicionalíssimo GP da Emilia-Romagna, em Ímola, ficou pelo caminho: sem renovação contratual, a etapa italiana está fora do calendário por ora.
Outra mudança de peso: o GP de Mônaco retorna à sua data tradicional no início de junho, após breve exílio no final de maio. A decisão vem para acomodar melhor o bloco logístico de Miami-Canadá.
Enquanto isso, o circuito de Barcelona realiza sua última temporada sob o título de GP da Espanha — a partir de 2027, este selo passará para a estreante Madri, que fará sua aguardada estreia já em 2026 com um novo circuito de rua.
Após a pausa de verão, a temporada será retomada com o último GP da Holanda em Zandvoort. Em seguida, teremos uma rodada dupla em solo europeu: Itália e Espanha (Madri).
A reta final de 2026 manterá o formato intenso já testado em 2024: seis corridas em sete semanas. Primeiro, uma maratona entre Austin, México e Interlagos. Logo depois, o bloco final com Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.
Além disso, estão previstas seis corridas sprint durante a temporada — mais um tempero extra para os fins de semana de GP.
Por fim, com a introdução do novo regulamento técnico em 2026, a pré-temporada será ampliada para nove dias de testes, divididos entre Barcelona e Bahrein, permitindo que as equipes se adaptem ao novo pacote aerodinâmico e às novas unidades de potência.
Data | GP | Circuito |
---|---|---|
06 a 08 de março | Austrália | Albert Park |
13 a 15 de março | China | Xangai |
27 a 29 de março | Japão | Suzuka |
10 a 12 de abril | Bahrein | Sakhir |
17 a 19 de abril | Arábia Saudita | Jeddah |
01 a 03 de maio | Miami | Miami |
22 a 24 de maio | Canadá | Montreal |
05 a 07 de junho | Mônaco | Mônaco |
12 a 14 de junho | (Nome a definir) | Barcelona |
26 a 28 de junho | Áustria | Red Bull Ring |
03 a 05 de julho | Grã-Bretanha | Silverstone |
17 a 19 de julho | Bélgica | Spa-Francorchamps |
24 a 26 de julho | Hungria | Budapeste |
21 a 23 de agosto | Holanda | Zandvoort |
04 a 06 de setembro | Itália | Monza |
11 a 13 de setembro | Espanha | Madri |
25 a 27 de setembro | Azerbaijão | Baku |
09 a 11 de outubro | Singapura | Marina Bay |
23 a 25 de outubro | EUA | Circuito das Américas |
30 de outubro a 01 de novembro | México | Hermanos Rodríguez |
06 a 08 de novembro | São Paulo | Interlagos |
19 a 21 de novembro | Las Vegas | Las Vegas |
27 a 29 de novembro | Catar | Lusail |
04 a 06 de dezembro | Abu Dhabi | Yas Marina |