Quinta, 12 de Junho de 2025
22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Niède Guidon é homenageada com mural na Praça do Abrigo em São Raimundo Nonato

Obra artística celebra legado da arqueóloga que lutou pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara

Alexia Dias
Por: Alexia Dias
10/06/2025 às 15h26
Niède Guidon é homenageada com mural na Praça do Abrigo em São Raimundo Nonato
Foto: Ascom PM/SRN

São Raimundo Nonato eternizou, em arte, a memória de uma de suas figuras mais emblemáticas: a arqueóloga Niède Guidon (1933-2025). Um mural com o rosto da pesquisadora foi inaugurado na Praça do Abrigo, no Centro da cidade, como homenagem à mulher que dedicou décadas à preservação do patrimônio arqueológico e ambiental da região.

O painel, que retrata Niède ao lado de uma onça — símbolo da caatinga —, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Raimundo Nonato e o artista plástico paranaense Thiago Pessoa, conhecido artisticamente como Cearart. O muralista, que percorre o Brasil em um motorhome realizando intervenções artísticas em diversas cidades, incluiu a homenagem em seu projeto itinerante.

“A ideia já era vir para a Serra da Capivara e, estudando mais sobre o assunto, conhecemos a história de Niède Guidon, que foi uma mulher super guerreira e não merecia menos que isso. Merecia muito mais pelo trabalho dela, pelo que fez pela cidade de São Raimundo Nonato. Já chegamos com a intenção de fazer uma homenagem a ela. No dia seguinte, recebemos a notícia do falecimento, mas não achei que seria justo desistir. Pelo contrário, era ainda mais necessário continuar com o mural. Entrei em contato com a Prefeitura e nos cederam esse paredão na Praça do Abrigo, que rendeu essa pintura, com a onça do lado e com as pinturas rupestres”, explicou o artista.

Niède Guidon foi uma das figuras centrais na transformação de São Raimundo Nonato e da região do Parque Nacional da Serra da Capivara em um polo de arqueologia e turismo de interesse internacional. Ao longo de mais de 40 anos de atuação, liderou pesquisas fundamentais para o entendimento da ocupação humana na América do Sul e trabalhou incansavelmente para proteger os sítios arqueológicos da caatinga piauiense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias