A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Silêncio Quebrado 7, 8 e 9, com foco no combate ao armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil. A ação teve como alvos os municípios de Piracuruca e Brasileira, situados no norte do Piauí.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba/PI. Durante as diligências, um homem foi preso em flagrante na cidade de Brasileira, não apenas pela posse de material investigado, como também por posse de entorpecentes.
A operação integra uma série de ações contínuas da PF que visam reprimir crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial os delitos relacionados à produção, posse e distribuição de conteúdos de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante a ação, os agentes federais apreenderam dispositivos eletrônicos como celulares, notebooks e unidades de armazenamento digital. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica especializada, com o objetivo de identificar a origem dos arquivos, possíveis vítimas e demais envolvidos na rede de compartilhamento do conteúdo criminoso.