Domingo, 13 de Julho de 2025
20°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Bortoleto pontua na F1 e recebe abraço emocionado de Fernando Alonso após GP da Áustria

Brasileiro termina em 8º no GP da Áustria, conquista título de piloto do dia e celebra disputa com seu mentor e gestor na categoria

Alexia Dias
Por: Alexia Dias
30/06/2025 às 10h24
Bortoleto pontua na F1 e recebe abraço emocionado de Fernando Alonso após GP da Áustria
Foto: Reprodução

O jovem brasileiro Gabriel Bortoleto viveu um domingo inesquecível ao conquistar seus primeiros pontos na Fórmula 1 e ainda protagonizar uma batalha emocionante com ninguém menos que Fernando Alonso, bicampeão mundial e seu atual gestor de carreira. A façanha aconteceu durante o GP da Áustria, em Spielberg, onde o piloto da Sauber finalizou a prova na oitava colocação, garantindo quatro pontos na tabela e, de quebra, o carinho do público, que o elegeu como piloto do dia com 30% dos votos.

A corrida foi marcada por consistência, maturidade e uma performance crescente de Bortoleto. Largando da oitava posição — sua melhor até aqui na categoria — o brasileiro se manteve entre os dez primeiros durante toda a prova, mas foi no final da disputa que veio o momento mais simbólico: uma luta roda a roda com o próprio mentor, Alonso.

Nas voltas finais, Bortoleto reduziu rapidamente a diferença de quase 10 segundos que o separava de Alonso, que ocupava a sétima colocação com pneus desgastados. O brasileiro, em ritmo superior graças aos compostos mais novos, colou de vez no espanhol a três voltas do fim, iniciando uma batalha intensa e limpa pela posição.

Apesar da tentativa, o novato não conseguiu a ultrapassagem. Ambos tiveram que abrir passagem para Lando Norris e Oscar Piastri, que brigavam pela liderança, o que interrompeu o ataque de Bortoleto. Ao final, prevaleceu a experiência de Alonso — mas o respeito e a admiração entre os dois falaram mais alto no fim da prova.

"Quando eu estava chegando perto dele, pensei: 'Ele não vai dificultar tanto assim'. Achei que ia passar logo e talvez alcançar o Lawson. Mas quando cheguei, parecia que ele lutava pelo título! Tivemos uma grande batalha. Ele só mostrou o seu nível, talento, experiência. Foi incrível. Ele me deu um abraço no fim da corrida e disse que estava muito feliz por mim", contou Bortoleto após a prova.

Com o apoio e a orientação de Alonso, o brasileiro conquistou títulos consecutivos na Fórmula 3 e na Fórmula 2, ganhando notoriedade no paddock da Fórmula 1 e consolidando sua chegada à categoria principal como piloto titular da Sauber em 2025.

"Ainda estou me acostumando com a ideia de lutar com o meu gestor! Ao mesmo tempo, não posso cometer nenhum erro… pode ser perigoso (risos)", brincou Bortoleto, com bom humor e um sorriso no rosto ao comentar o duelo com Alonso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias