Segunda, 24 de Janeiro de 2022
31°

Poucas nuvens

Teresina - PI

Geral Alerta

Ocupação de leitos de UTI covid no Piauí cresceu 5% em 15 dias, alerta Friocruz

Para os pesquisadores, o momento atual, com o crescimento rápido de casos da variante Ômicron

08/01/2022 às 13h56
Por: Tiago Andrade Fonte: Sesapi
Compartilhe:
secretaria de saude do Piaui
secretaria de saude do Piaui

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgaram um boletim com a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a adultos com covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento leva em consideração dados obtidos em 20 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, um intervalo de 15 dias.

Nesse período, segundo o estudo, o Piauí apresentou uma elevação no número de internações. O estado passou de 47% para 52% de ocupação de leitos de UTI, uma elevação de 5% no intervalo analisado pelos pesquisadores. 

O boletim destaca que, além da nova variante Ômicron, caracterizada até o momento pela alta taxa de transmissão e baixa letalidade e que vem rapidamente se disseminando no País, o cenário atual conta com uma epidemia de influenza pelo vírus H3N2.

Os pesquisadores responsáveis pelo boletim observam que a maior circulação de pessoas e a realização de eventos com aglomeração durante o fim de 2021 contribuem para impactar negativamente a dinâmica da pandemia e a capacidade de enfrentamento, com impactos sobre a saúde da população e o sistema de saúde.

Para os pesquisadores, o momento atual, com o crescimento rápido de casos da variante Ômicron, desenha um novo cenário epidemiológico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias