Quinta, 20 de Março de 2025
22°C 31°C
Teresina, PI
Publicidade

Polícia Militar e prefeitura de São José do Piauí renovam convênio para reforçar segurança no município

A iniciativa permite que prefeituras adquiram folgas de policiais para intensificar o policiamento local.

Redação
Por: Redação
07/03/2025 às 13h24
Polícia Militar e prefeitura de São José do Piauí renovam convênio para reforçar segurança no município
Polícia Militar e prefeitura de São José do Piauí renovam convênio para reforçar segurança no município/Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Piauí (PMPI) e a prefeitura de São José do Piauí renovaram, na manhã desta sexta-feira (7), o convênio que permite a continuidade das operações planejadas no município. O acordo foi firmado durante uma visita do prefeito e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, ao Quartel do Comando-Geral (QCG), em Teresina.

O convênio, aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado, possibilita que os gestores municipais adquiram, dentro da legalidade, as folgas dos policiais, garantindo um reforço na segurança pública local. A renovação da parceria fortalece a presença da PM nas cidades que aderirem à iniciativa e incentiva outras prefeituras do Piauí a participarem do programa.

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a importância da renovação do convênio, destacando que ele proporciona mais segurança tanto para os gestores municipais quanto para os policiais. "Assinamos o convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura de São José do Piauí para as operações planejadas, permitindo que a prefeitura adquira as folgas dos policiais, aumentando o reforço na segurança pública local. Esse convênio já existe há bastante tempo na PMPI e, neste ano, temos uma nova edição aprovada pelo Tribunal de Contas, garantindo segurança jurídica para que os prefeitos possam realizar esse tipo de operação dentro da legalidade", explicou o coronel.

O comandante também enfatizou que a adesão de mais municípios ao convênio ajudará a fortalecer ainda mais a segurança pública no estado. "Temos 224 municípios, e essa parceria fortalece a segurança pública, levando mais benefícios ao cidadão piauiense", destacou.

Para facilitar a adesão de novos municípios ao convênio, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) disponibilizou a minuta do convênio e o plano de trabalho no grupo oficial da associação no WhatsApp.

Segundo Admaelton Bezerra, presidente da APPM, essa medida garante que as prefeituras interessadas possam acessar a documentação necessária, assinar o acordo e enviá-lo ao Comando-Geral da PMPI. "Quero comunicar a todas as prefeitas e prefeitos do Estado do Piauí que a minuta do convênio e a minuta do plano de trabalho ficarão disponíveis no grupo de WhatsApp da APPM. Assim, cada prefeito que tiver interesse em firmar o convênio com a Polícia Militar poderá acessar os documentos, assiná-los e enviá-los ao Comando-Geral", informou Bezerra.

Ele também reforçou que a iniciativa é totalmente legal e já conta com o aval do Tribunal de Contas, permitindo que as prefeituras realizem os pagamentos sem preocupações jurídicas. "Com isso, os gestores podem efetuar os pagamentos sem preocupações, pois o Tribunal de Contas já reconhece e aprova esse convênio", completou.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias