Professores e gestores da rede estadual de ensino do Piauí que participaram de uma missão educacional em Cingapura foram recebidos nesta segunda-feira (14) pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. O encontro teve como objetivo o compartilhamento das experiências vivenciadas durante seis dias de imersão no sistema educacional do país asiático.
Durante a visita, os participantes conheceram escolas e centros de ensino de Cingapura, observando metodologias, práticas de gestão, infraestrutura e o uso de tecnologias educacionais. A missão faz parte de uma iniciativa voltada ao fortalecimento do modelo de tempo integral adotado nas escolas estaduais piauienses.
A professora de História Júlia Castelo Branco, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado em Teresina, destacou aspectos relacionados à cultura escolar de Cingapura. “A disciplina está presente em todas as etapas da educação. Trata-se de organização, respeito e clareza nos objetivos. Vou compartilhar esse aprendizado com meus alunos e com a equipe da escola”, relatou.
O gestor Darkson Vieira Machado, do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, observou o papel do planejamento pedagógico nas escolas visitadas. “O professor executa a aula com domínio do conteúdo e foco nos objetivos, mesmo com recursos básicos. O diferencial observado está no planejamento e no alinhamento das metas”, afirmou.
Outro ponto abordado durante o encontro foi o uso de tecnologias aplicadas à educação. O grupo relatou a utilização de óculos de realidade virtual e ferramentas de inteligência artificial nas escolas de Cingapura. De acordo com os educadores, essas tecnologias são empregadas tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na análise de dados pedagógicos.
O secretário Washington Bandeira afirmou que a missão representa parte de um esforço contínuo da Secretaria de Educação para desenvolver um ecossistema de inovação nas escolas estaduais, com ênfase na formação continuada de professores, protagonismo estudantil e consolidação do modelo de tempo integral.
A Secretaria informou que as experiências vividas pelos educadores serão utilizadas em ações formativas e multiplicadoras nas unidades escolares. A proposta é adaptar as práticas observadas durante a missão à realidade local, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino público no estado.