A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (25/04), a Operação Subversivos com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa oriunda de Santa Catarina, especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos e responsável por causar prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal. Os crimes ocorreram em cidades do interior do Piauí e também em outros estados do país.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina e Altos/PI. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí.
Entre os alvos da operação estão agentes públicos suspeitos de integrar a quadrilha. As investigações apontam que, aproveitando-se de suas funções, esses servidores teriam fornecido informações estratégicas que facilitaram ao grupo executar, com precisão, pelo menos cinco ataques a terminais de autoatendimento no estado. As ações criminosas envolviam o uso de ferramentas elétricas de corte e outros equipamentos para violar os caixas e subtrair valores consideráveis.